Sema adere à ‘Hora do Planeta’

Meio Ambiente
18/03/2016 13h55

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) adere a ‘Hora do Planeta’, apagando suas luzes. A ação, que este ano ocorre no dia 19 de março, tem como intuito mobilizar a sociedade sobre as mudanças climáticas e combater o aquecimento global, apagando suas luzes por 60 minutos. No Brasil, mais de 100 cidades já aderiram a esse movimento e Aracaju faz parte desta lista. A capital sergipana se une mais uma vez a milhares de cidades espalhadas pelo mundo que demonstram preocupação com o meio ambiente através da adesão ao ato simbólico promovido pela Rede WWF, ‘Hora do Planeta’.

O termo foi assinado pelo secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, no ano de 2013, que reforçou a importância da participação de Aracaju no movimento global "Hora do Planeta’. “A Hora do Planeta é um movimento global que engaja toda a municipalidade. O ato de apagar a luz é um gesto simbólico. É o momento em que o mundo inteiro se une para pensar nas problemáticas ambientais. A Sema irá desempenhar a sua função como órgão ambiental engajada no ato simbólico de apagar as luzes", enfatizou o secretário.

Alguns dados

De acordo com o WWF, no ano passado, a Hora do Planeta apagou as luzes de 626 ícones, reunindo mais de 4 mil pessoas em seu evento oficial na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A adesão de 185 municípios – incluindo todas as capitais e o Distrito Federal, marcou um novo recorde de participação de cidades brasileiras e foi a maior desde que a campanha começou a ser realizada no Brasil, em 2009.

Em 2012 a “Hora do Planeta” alcançou um número recorde de mais de 6.525 cidades e municípios em 150 países e territórios. No Brasil, 580 monumentos tiveram as luzes apagadas em 133 cidades. No Nordeste, Aracaju foi a segunda capital a aderir ao alerta global, no ano de 2013.

Apagando as luzes

A campanha deste ano pretende sensibilizar mais uma vez os aracajuanos a apagarem suas luzes por 60 minutos. No dia 19 de março, das 20h30 às 21h30, a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) estará às escuras, contribuindo de maneira ativa com o objetivo da ação, que é o de refletir sobre a necessidade da proteção do meio ambiente, mobilizando a população de que com pequenas práticas sustentáveis podemos melhorar o futuro do nosso planeta.